GOVERNO PREMIA VENCEDORES DO CONCURSO DE ARQUITETURA DO NOVO PLANETÁRIO 26/08/2024 - 17:39
Governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (26) contrato para elaboração dos projetos legais e executivos e do orçamento do novo planetário do Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais. Local será referência nacional em divulgação da ciência, educação, inovação e turismo cultural. Esse foi o primeiro passo para construção do planetário mais moderno da América Latina.
A assinatura aconteceu após o anúncio dos vencedores do concurso nacional promovido pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama, que escolheu os melhores projetos arquitetônicos para o local. Os arquitetos Gabriel Grothge Faria e Rita de Cássia Nardo receberam R$ 60 mil pelo primeiro lugar.
Com um projeto inovador e investimentos de última geração, o local será uma referência nacional em divulgação da ciência, educação, inovação e turismo cultural, com objetivo de atender tanto alunos da rede pública como privada, além de turistas e a comunidade local.
“É um projeto que passa pelo nosso plano de ter a melhor educação do Brasil, mas não se limita a isso. Além de ser usado para que nossos estudantes tenham contato com a ciência na prática, também será um local que poderá ser visitado por alunos de outros estados e até por famílias inteiras, como uma atração turística”, disse Ratinho Junior.
“Conheci o Parque da Ciência e fiquei encantada com o que vi. Levamos o projeto de modernização do local ao governador, que comprou a ideia, entendendo a importância que a nova estrutura terá para o ensino das crianças do nosso Estado. Com isso, fizemos o concurso, que escolheu projetos maravilhosos para dar sequência ao plano de construção do planetário”, afirmou a primeira-dama Luciana Saito Massa.
Desde o início do planejamento até a aprovação final do edital, a PGE-PR, por meio de sua Procuradoria Consultiva de Obras e Serviços de Engenharia, desempenhou um papel fundamental na elaboração de todo o concurso e garantiu que todas as normas legais e técnicas fossem rigorosamente cumpridas. Essa participação garantiu a transparência e a lisura do processo, bem como a qualidade dos projetos apresentados.
“O concurso de arquitetura do novo planetário é exemplo de iniciativa de acolhimento da coletividade no seio da Administração Pública, já que não apenas propicia que as melhores ideias sejam recepcionadas pelos gestores, como também franqueia amplamente o acesso a uma proposta de grande vulto econômico e de relevância social nas áreas da educação, da ciência e tecnologia, da inovação e da cultura”, diz Lucia Helena Cachoeira, Diretora-Geral da PGE-PR. E completa “A procuradoria registra assim, a admiração pelo projeto e reitera o seu compromisso de parceria e de garantia de segurança jurídica na trajetória. Afinal, é olhando para o céu que historicamente a humanidade se conecta com o Divino; é olhando para o céu que se fomenta o amor pela ciência e pelas artes; é olhando para o céu que se amplia a capacidade de sonhar”.