Núcleo de Recursos Humanos Setorial | NRHS
Marieli da Silva
Chefe do Núcleo Setorial | NRHS
Endereço: Edifício sede da PGE, Rua Paula Gomes, 145 - 80510-070 - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3281-6438 / (41) 3281-6436 / (41) 3281-6435 / (41) 3281-6433 / (41) 3281-6434
E-mail: grhs@pge.pr.gov.br
Equipe: Alessandro da Silva Leite, Ana Maria Messias, Cintia Pereira da Hora, Debora Fumagali da Cruz, João Ricardo Ferrer, Nair Vieira Souza da Silva e Rosane Ribeiro
Apresentação
Cabe ao Núcleo de Recursos Humanos Setorial - NRHS da Procuradoria-Geral do Estado/PGE a gestão de decisões integradas no âmbito do Sistema Estadual de Recursos Humanos que permitam a qualificação do desempenho institucional e o desenvolvimento da vida funcional dos servidores da PGE, garantindo seus direitos como agentes públicos, bem como adotando medidas para proporcionar a melhoria das suas condições de trabalho, em consonância com as atribuições e competências sociais da PGE e da Secretaria de Estado da Administração e Previdência - SEAP.
O NRHS/PGE é uma das unidades do sistema estruturante de pessoal, responsável pela gestão estratégica dos recursos humanos da PGE, coordenada pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência – SEAP, cujas atribuições legais compreendem:
- a manutenção e o controle das informações cadastrais e financeiras dos servidores do quadro próprio do Estado, quadro especial da PGE e estagiários;
- a elaboração e execução de planos de suprimento interno de pessoal;
- as providências relativas à concessão de férias a servidores da administração direta, de acordo com a escala elaborada pela unidade em que o servidor estiver alocado;
- a supervisão do controle diário da freqüência do pessoal da PGE e, por sua vez, do pessoal à disposição da PGE, encaminhando o boletim mensal, bem como as demais informações financeiras, à unidade competente para fins de elaboração da folha de pagamento;
- o controle do afastamento de servidores para cursos ou licenças;
- a execução das atividades referentes às relações funcionais entre os servidores e o Estado;
- a prestação de informações aos servidores a respeito de seus interesses funcionais e da programação do DRH/SEAP;
- a articulação com o DRH/SEAP para fins de elaboração de planos de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos;
- a orientação das chefias das unidades da PGE em assuntos relativos aos seus servidores;
- a participação na elaboração de trabalhos técnicos desenvolvidos pelo DRH/SEAP;
- a orientação técnica e normativa dos responsáveis administrativos das unidades da PGE;
- o levantamento dos elementos necessários à elaboração da proposta orçamentária, relativamente às despesas relativas à área de pessoal.
A metodologia de atuação do NRHS/PGE fundamenta-se na atuação integrada, liderança compartilhada, aprendizagem ativa, valorização ética e atitudes igualitárias em todos os níveis. Para responder pelas suas atribuições, o NRHS/PGE atua em quatro áreas distintas, vinculadas a uma coordenação exercida pelo Chefe do Núcleo e pela Direção da PGE, a saber:
Desenvolvimento Organizacional
Na área de desenvolvimento organizacional, o NRHS atua no processo de diferenciação, procurando alocar e capacitar adequadamente pessoas e garantir recursos de suprimento, com base na missão da PGE, proporcionando a satisfação das demandas existentes e das definições de autoridade.
Consultoria Interna e Apoio Estratégico
Como uma unidade de consultoria interna e de ação integrada com a PGE e a SEAP, a equipe do NRHS assessora a Direção e Chefias da PGE na administração sistêmica e estratégica dos seus recursos humanos, contribuindo desta forma para a implementação de políticas e práticas de recursos humanos visando gerir mudanças e inovações adequadas às competências sociais da PGE.
Subsidiariamente e por designação da Direção da PGE a Chefia e componentes da equipe do NRHS atuam na elaboração e implementação de outros projetos funcionais estratégicos específicos da PGE e da SEAP.
Relações Funcionais
As relações funcionais, compreendem as atividades relativas à gestão do vínculo do servidor público com o Estado do Paraná, que abrange:
- a manutenção de folha de pagamento;
- o cadastro de pessoal;
- a movimentação e lotação de pessoal;
- o controle de férias e licenças;
- o controle de benefícios;
- o controle dos fatores de segurança, saúde e motivações do servidor no ambiente de trabalho;
- a integração e implementação de políticas estaduais de gestão de pessoal.
Gestão de Parcerias
Essa atividade diz respeito a gestão das relações com instituições parceiras no desenvolvimento de projetos relacionados à gestão de pessoal nas áreas de desenvolvimento, treinamento, saúde e segurança corporativa, bem como à gestão dos convênios destinados à aplicação de políticas nacionais que previlegiam a formação do menor carente, a empregabilidade do portador de deficiência e o treinamento profissional do estudante de segundo e terceiro grau para ingresso no mercado de trabalho.