Novo procurador-geral do Estado participa de solenidade na PGE 16/04/2018 - 17:30

O professor de Direito Processual Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sandro Kozikoski, assumiu nesta segunda-feira (16) a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em substituição a Paulo Sérgio Rosso, que ocupou o cargo por dois anos e meio. A nomeação foi assinada na semana passada pela governadora Cida Borghetti.

Na solenidade realizada na sede da PGE, em Curitiba, o novo procurador-geral afirmou que dará continuidade ao que vinha sendo desenvolvido por Paulo Rosso.“Ele fez um ótimo trabalho à frente da função. Acredito que seja possível manter o organograma geral da PGE, que conta com um quadro de procuradores altamente devotados, e, também, contribuir com novas ideias”, disse.

Kozikoski explicou que, entre as metas de sua gestão, está aprimorar a atuação da PGE por meio da criação de instâncias internas que promovam o diálogo entre os órgãos do Estado. “Parece-me necessário criar um arcabouçou normativo que facilite as temáticas de conciliação e mediação de conflitos entre as entidades dentro do poder público”, afirmou. “Isso evitaria que muitos processos desaguassem no judiciário”.

Para Rosso, o novo procurador vai trazer uma grande contribuição ao órgão. “É um professor renomado da UFPR, que, além de trazer novas ideias, vem da iniciativa privada, o que é importante porque moderniza ainda mais o trabalho”, disse. “Será um momento de crescimento institucional.” Rosso participou também da solenidade de colocação da placa com sua foto na Galeria de Procuradores-Gerais.

O novo procurador-geral escolheu o procurador do Estado Bráulio Cesco Fleury para a Diretoria-Geral da instituição. Na Chefia de Gabinete estará a procuradora do Estado Paula Schmitz. Entre as autoridades presentes estava o presidente da Associação de Procuradores do Estado do Paraná, Eroulths Cortiano Junior.

CURRÍCULO - Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR, Sandro Kozikoski é professor adjunto de Direito Processual Civil da instituição e foi professor adjunto da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É coordenador científico da Especialização de Direito Processual Civil da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst) e membro da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná. Kozikoski também é membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Comitê Brasileiro de Arbitragem.