PGE participa da cerimônia de instalação de Vara Cível em Cianorte e da elevação da Comarca de Umuarama a entrância final 26/03/2012 - 09:20

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto, participou na sexta-feira (16.03.2012), da solenidade de instalação da 2ª Vara Cível da comarca de Cianorte e da elevação da comarca de Umuarama de entrância intermediária para entrância final.

A Procuradoria Geral do Estado apóia as medidas adotadas pelo Tribunal de Justiça do Paraná no sentido de atender as demandas da região e de adequar a estrutura jurisdicional do interior. Representando a PGE, participaram das solenidades os procuradores Weslei Vendruscolo, procurador-chefe da regional de Umuarama e o procurador Fernando Augusto Montai Y Lopes, além de políticos, juízes e autoridades locais.

A criação da 2ª Vara Cível em Cianorte foi efetivada pela Lei nº 16.962, de 05 de dezembro de 2011 e, anteriormente, analisada pelos 25 desembargadores que compõem o Orgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Conforme a diretora do Fórum da comarca de Cianorte, juíza Marília Mitie Yoshida, foram distribuídos em 2003, 2.034 processos, em 2010 o número foi de 3.409, no ano passado foram 3.740, e atualmente, são aproximadamente 13 mil processos. Segundo a magistrada, "a 2ª Vara é necessária e urgente, pois atende o crescimento populacional e a consequente demanda de processos". Situado na região Noroeste do Paraná, Cianorte tem aproximadamente 70 mil habitantes e se destaca pela sua qualidade de vida, planejamento urbano e participação no cenário da moda nacional, sendo um dos maiores centros atacadistas do vestuário do país.

Em outra solenidade o presidente do TJPR elevou a comarca de Umuarama de entrância intermediária para entrância final. Segundo a juíza de Direito Maira Junqueira Moretto Garcia, diretora do Fórum da comarca de Umuarama, a elevação representa o reconhecimento da importância da cidade como polo regional, que se destaca em diversas áreas: econômica, política, de saúde e de serviços públicos. "A elevação demonstra a sensibilidade do Tribunal de Justiça do Paraná em dotar a comarca de adequada estrutura jurisdicional diante da elevada movimentação processual e, sobretudo, do considerável crescimento da demanda por serviços judiciários nos últimos anos", completa. Com a elevação, a comarca passará a contar com dois juízes substitutos, que atuarão de forma exclusiva, possibilitando que na ausência dos juízes titulares, não haverá paralisação dos processos.