Paraná avança na Transformação Digital com assinatura de termo histórico entre PGE e Secretaria de Inovação 22/10/2024 - 16:02

Em um marco para a modernização do serviço público no Paraná, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PR) e a Secretaria de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI-PR) assinaram no início da semana um importante Termo de Execução Descentralizada (TED), que disponibiliza recursos financeiros na ordem de R$ 9.984.975,52 para promover a transformação digital no âmbito da PGE. A iniciativa faz parte de uma estratégia do Governo do Estado para implementar soluções inovadoras, incluindo o uso de inteligência artificial, e foi resultado direto de uma solicitação do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Segundo o Secretário Estadual de Inovação, Alex Canziani, o governador determinou que a PGE-PR fosse uma prioridade nesste processo de modernização. "O governador, Ratinho Junior, nos pediu que déssemos prioridade à PGE para levarmos a inteligência artificial. E hoje, com muita alegria, estamos passando quase 10 milhões de reais para que a PGE comece, ainda este ano, uma grande transformação através da inteligência artificial", destacou Canziani.

O TED visa descentralizar créditos orçamentários e recursos financeiros, permitindo que a PGE adote tecnologias avançadas para incrementar a eficiência e efetividade de seus serviços. A implantação de infraestrutura tecnológica e ferramentas de IA visa otimizar o trabalho dos procuradores e acelerar a análise de processos, trazendo benefícios diretos à população paranaense.

Para o Procurador-geral do Estado, Luciano Borges, a assinatura do termo representa um marco na história da instituição. “Hoje é um dia histórico para o Estado do Paraná. A Secretaria de Inovação, junto com a Procuradoria-Geral do Estado, assinam um termo de cooperação para passar quase 10 milhões de reais para que possamos investir em inteligência artificial", afirmou Borges. "Em um primeiro momento, vamos lançar um edital de licitação para aquisição de Inteligência Artificial para todos os procuradores, que vão ser capacitados para utilizar essa ferramenta."

A expectativa é que a Procuradoria, com essas novas tecnologias, fortaleça sua integração com sistemas federais, permitindo uma troca de informações mais ágil e eficiente. Além disso, a ferramenta será essencial na otimização dos serviços relacionados à reforma tributária, possibilitando o aumento da arrecadação estadual até 2026.

Estiveram presentes na assinatura do TED, realizada na sede da SEI-PR, o Secretário de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani; o Procurador-geral do Estado Luciano Borges; a Diretora-geral da PGE-PR, Lucia Helena Cachoeira; o Diretor-geral da SEI-PR, Marcos Stamm, o diretor de Invação da SEI-PR, Fabrício Pires Bianchi e o diretor de Inteligência Artificial, Rafael Sanchez Loureiro.