Termo de Cooperação Técnica com UFPR garantirá mais saúde a colaboradores da Procuradoria-Geral do Estado 16/03/2016 - 10:20

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e o procurador-geral do Paraná, Paulo Sérgio Rosso, assinaram Termo de Cooperação Técnica hoje que promoverá a saúde e a prevenção de doenças de procuradores, colaboradores e estagiários da Procuradoria-Geral do Estado, em Curitiba.

Isto será feito por meio de aulas práticas da disciplina de Análise Ergonômica do Trabalho e de palestras sobre saúde do trabalhador, que serão ministradas por professores e alunos do curso de Fisioterapia da UFPR. No primeiro semestre, a cada quinze dias, serão desenvolvidas as aulas práticas; no segundo semestre, as palestras sobre saúde física e mental do trabalhador.

Preocupação com pessoas


O reitor Zaki Akel Sobrinho disse que o Termo de Cooperação é mais uma prova do compromisso, assumido em sua gestão, de a UFPR exercer papel cada vez mais relevante na sociedade. “Fico muito feliz quando atendemos a demandas concretas da sociedade, mostrando que a UFPR não é uma torre de marfim. Isso concretiza um dos slogans da nossa campanha a reitor – cuidar das pessoas. É o que estamos fazendo, em todo o Paraná. Fico feliz também de saber que a Procuradoria está fazendo o mesmo”, comentou o reitor, que também elogiou a preocupação da PGE com seus servidores e seu interesse de buscar o apoio da UFPR.

O procurador Paulo Sérgio Rosso avaliou que a valorização dos colaboradores da PGE não ocorre apenas por meio de salários, mas da preocupação com sua saúde. “Nós estamos esperançosos de que a parceria vai ajudar muito os servidores e possibilitar que eles exerçam seu papel com mais saúde e dignidade”, comentou.

Teoria e prática

O documento também foi assinado pela procuradora-chefe da Coordenadoria de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado, Leila Cuéllar; pela coordenadora do curso de Fisioterapia da UFPR, professora Vera Lúcia Israel; e pela responsável pela disciplina de Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho, professora Arlete Ana Motter.
Leila Cuéllar comentou que uma das suas preocupações no cargo é garantir que os colaboradores da PGE tenham condições de trabalho adequadas. “O termo de cooperação técnica vai garantir que nossos servidores possam melhorar sua qualidade de vida”, disse, ao lado da professora Vera Lúcia Israel, que também elogiou a parceria firmada entre a UFPR e a PGE.

Já a professora Arlete Motter explicou que as aulas práticas da disciplina Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho que serão desenvolvidas na PGE garantirão aos alunos um importante campo para a aplicação do conteúdo teórico da matéria. “Eles terão a oportunidade de fazer um diagnóstico da situação dos servidores (físico e organizacional) e ainda ter a possibilidade de desenvolver projetos de pesquisa e de fazer estágio”, disse.



Aurélio Munhoz

GALERIA DE IMAGENS