Universitários apresentam resultados sobre ambiente de trabalho da PGE-PR 22/06/2018 - 17:50

Neste primeiro semestre, 10 servidores da Procuradoria-Geral do Estado foram acompanhados por cerca de 50 estudantes de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná, que avaliaram o ambiente de trabalho e apresentaram sugestões para melhorias desde o espaço físico até hábito dos funcionários.

As observações dos alunos resultaram em cinco trabalhos apresentados no Auditório da PGE-PR, nessa quinta-feira (21). O Diretor-Geral, Bráulio Cesco Fleury, acompanhou algumas exposições e afirmou que as adequações recomendadas pelos universitários estão sendo feitas. “A parceria realizada entre a UFPR e a PGE tem tornado possível que novas aquisições levem em consideração aspectos técnicos de ergonomia, bem como sejam realizados ajustes nas instalações físicas que propiciem melhor qualidade no trabalho”.

Os alunos são orientados pela professora Arlete Ana Motter, na disciplina Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho, do terceiro período. Ela explica que no decorrer do semestre os estudantes conciliavam os conceitos teóricos com a prática fazendo visitas quinzenais à PGE-PR e relatando os diagnósticos de acordo com as instruções em sala de aula.

“Numa situação real quando fazemos esse trabalho não é por servidor, mas por setor. Como é exercício acadêmico foram divididas equipes com vários estudantes. Tenho certeza que hoje os alunos têm outra visão de ergonomia em comparação com quando chegaram”, avalia a docente.

Entre as modificações recomendadas estão a altura da tela dos computadores, operação do teclado, uso de mousepad, iluminação, ventilação, uso do lado reto da mesa em L, apoio para os pés, criação de janelas, além de mudanças de hábitos em relação à postura, introdução de pausas na rotina e divisão de tarefas para ninguém ficar sobrecarregado.

Este é o terceiro ano que estudantes de Fisioterapia da UFPR fazem trabalhos do tipo na PGE-PR, por meio de Termo de Cooperação Técnica. Várias orientações de anos anteriores já foram implantadas como algumas aquisições de apoios para pés, teclados e mousepad, cabeamento longo para melhor organização de máquinas nas mesas e implantação de janelas no setor do Mezanino.

Para o próximo semestre, a UFPR e a PGE estão em tratativas para que sejam realizadas novas intervenções individuais nos postos de trabalho, bem como atividades coletivas de ginástica laboral para todos os servidores do prédio da Procuradoria em Curitiba.